10asia (10): Assim que “I Don’t Care” foi lançada, a resposta foi muito favorável.
CL:Nosso tempo de treino está ficando longo. Estamos nos focando nos treinos porque descobrimos que as expetativas crescerão depois de “I Don’t Care”.
10: Sabemos que até durante as suas atividades (Seguido pelo lançamento), há muito tempo de treino e não muitas apresentações. Você não gostaria de fazer mais atividades em público?
CL: Nós ainda falhamos nos treinos. Por passarmos muitos anos em uma sala de treino, nos sentimos estranhas quando não praticamos.
10: A agência (YG Entertainment) faz vocês praticarem muito? (Risos)
CL: Nós sentimos que precisamos. Há momentos em que esquecemos de tudo o que praticamos e apenas brincamos no palco, mas aí atrapalhamos a coreografia.
10: O palco deve ser divertido para vocês.
CL:É legal. Porque você perde um pouco a sua cabeça quando a música começa.
Todas:Hahahahaha.
Dara:É quase uma crise de nervos quando a gente sobe ao palco.
Minzy:Eu não tenho muita experiência no palco. Então é maravilhoso.
10: Quais conselhos as onnis (as mais velhas) dão à Minzy.
CL:Não estamos em posição de dar conselhos. (Risos)
Minzy: Elas dizem para trabalharmos juntas arduamente.
10: Minzy começou a primeira parte de “I Don’t Care”. Você deve ter sentido um senso de responsabilidade na abertura.Minzy:Teve um pouco disso. Quando o primeiro botão é bem posicionado, todo o resto cairá em seu lugar
10: Você acabou de usar a voz de uma adolescente em vez do seu jeito de cantar. Qual é a razão dessa direção?
Minzy:Eu só deixo a voz que tenho sair. Já que a minha voz é jovem.
10: Como vocês entendem a letra de “I Dont’ Care”?
Minzy:É extremamente difícil. Eu tento tirar conclusões do que eu posso. Assistindo dramas com a minha mãe quando eu era mais nova ajudou também.
CL: É uma música que serve como uma mensagem de aviso das garotas aos garotos; é também uma música que serve de conselho de garota para garota. É por isso que tentamos comunicar as letras o mais preciso possível. Enquanto entregamos a mensagem com sinceridade.
Bom: Teddy oppa (o compositor e lirista da música) disse que ele gostaria que o tom das nossas vozes fosse agudo, então colocamos muito esforço para que isso acontecesse.
10: O que vocês pensam quando estão cantando?
CL: Para ser honesta eu não tenho tido experiências únicas, então quando estou no palco eu apenas expresso os sentimentos enquanto assisto um filme ou ouço uma música. Quando você passa muitos anos na sala de treino, outras experiências caem, então geralmente eu pego as letras ou os sentimentos escutando música.
Bom:Em “In The Club”, eu gosto muito da parte em que a Dara canta, então perguntei a ela o que ela pensava disso e ela respondeu que ela estava apenas atuando. Essa resposta veio e se conectou ao meu coração.
10: A sua experiência como atriz nas Filipinas te ajuda a cantar, Sandara?
Dara: Eu me considero atuando quando estou gravando, seja um vídeo clipe ou no palco. Mas eu ouvi que é um pouco excessivo, então estou tentando me controlar.
10. Seus fãs das Filipinas parecem estar muito orgulhosos.
Dara: E eles me monitoram no tempo real. Eu sou agradecida por eles me mandarem presentes também. Como eu tenho muitos amigos e memórias por lá, eu sinto como se fosse minha terra natal.
10. Você entrou para a YG depois de experienciar uma enorme popularidade nas Filipinas. A sua decisão não foi difícil?
Dara: Meu principal sonho era ser cantora e eu queria fazer uma música apropriada, então não foi uma preocupação grande. Apesar de eu estar envelhecendo (risos), eu acho que fui paciente, pois foi por algo que eu queria fazer. Houve tempos que me sentia em crise ou sozinha, mas nunca pensei em desistir.
10: Talvez tenha sido por causa da sua imagem durante as atividades nas Filipinas, mas foi uma surpresa ver você digerir o ambiente do hip-hop.
Dara:Eu gostava das músicas dos veteranos Jinusean ou dos veteranos do 1TYM há muito tempo, mas eu nunca pensei que poderia fazer igual. Eu queria entrar na YG Entertainment porque gostava da atmosfera familiar, mas quando eu entrei, eu vi que todos ouviam música hip-hop o tempo todo. Vendo isso eu comecei a gostar mais e mais de hip-hop e queria usar bonés e roupas largas de homens, como calças baggys.
10: Eu ouvi que os veteranos da YG lhe dão lições diretamente. Veteranos como SE7EN e Danny (1TYM) se juntam para ajudar nos treinos; todos dão muita ajuda.
CL: Não é como se eles dessem lições separadas a cada tempo, eles apenas nos acham e nos ensinam.
10: Qual música cada uma gosta do álbum?
Dara: “Pretty Boy”. É uma música que expressa minha voz mais bonita. Eu gosto da letra também. É outra história sobre uma garota forte, e mostra o individualismo de cada membro.
CL:Eu gosto de “Let’s Go Party”. Quando essa música saiu, eu gravei uma demo solo em Inglês. Eu tive uma sensação estranha desde então. É uma canção excitante porém triste.
10: Se uma ouve o álbum, há uma mistura de gêneros nas músicas. Até mesmo em “I Don’t Care” há uma mistura de reggae e hip-hop, como foi absorver a música.
CL:Eu acho que a essência é o hip-hop. Mas como você pode ver na moda nesses dias, só porque você faz hip-hop não quer dizer que você vai usar calças baggy e uma camiseta larga. Eu acho que o hip-hop muda com a geração. Porque no momento, nos Estados Unidos, Kanye West não usa calças largas ou faz o old school hip-hop.
10: Eu ouvi que Bom gosta de Mariah Carey.
Bom:Eu realmente gosto de Mariah Carey e Beyoncé. Eu gosto da batida tambpem. E eu quero fazer rap. Mas eu não sei fazer muito bem. É por isso que é uma grande sorte ter conhecido ChaeRim (CL).
10: Você deve ter sentido que o grupo estava completo quando conhecer CL.
Bom:Antes do 2ne1 debutar, nós fizemos uma parte de rap para cada uma por diversão, e ela foi realmente impressionante. Apesar de termos uma grande diferença de idade, eu acho que nós combinamos uma com a outra.
10: Como você entrou para música, CL? Eu ouvi dizer que você entrou para a YG dando um vídeo clip seu fazendo rap para o Yang HyunSuk.
CL:Foi por causa do meu pai que escutava muita música, então naturalmente eu ouvia muita música desde que era pequena. Apensar de meu pai gostar de diversas músicas, eu só escutava hip-hop. Quando entrei para a YG percebi que isso não era tudo. Eu aumentei minha mente enquanto escutava junto as músicas com outros veteranos, e agora escuto diversos tipos de música. Hoje em dia eu comecei a escutar músicos como MIA. Constantemente escutava muita música antes de debutar. Eu cantava em casa com os fones de ouvido e então queria dançar, por isso aprendi uma variedade de danças também.
10: Que tipo de dança?
CL:Balé e jazz. Hip-Hop não foi algo que eu tomei lições para aprender; eu apenas me aproximei dos dançarinos e os conheci enquanto traduzia quando eles trabalhavam com dançarinos de fora do país.